sexta-feira, 31 de maio de 2013

ADOLESCÊNCIA X DROGAS NÃO COMBINAM


ALIÁS A DROGA NÃO COMBINA COM NADA....
NÃO ACRESCENTA NADA....NÃO DIGNIFICA NADA...


LUNNA DOURADO BLOGUEIRA.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

ATENÇÃO 04/06/2013 NAEC 18:30 ASSEMBLEIA DO SIND.SERV PUBLICOS

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal de Jijoca de Jericoacoara convida a todos os filiados ao SINDJIJOCA para uma ASSEMBLEIA GERAL que acontecerá dia 04 de junho , terça-feira, no NAEC às 18:30 h .Para a apresentação do Plano de Trabalho e Orçamentário Anual desta entidade , onde haverá votação dos mesmos.Sua presença é de fundamental importância.
ATENÇÃO!!! Haverá carro a disposição dos filiados saindo das seguintes localidades:
Mangue Seco saindo ás 18 h da Pracinha e passando pelos Córregos da Forquilha I ,II E III.
Chapadinha passando pelo Córrego do Urubu- saindo ás 18 h do posto de saúde da Chapadinha, passando pela Escola Ana Garcia Soria, Escola Raimundo Dutra , Posto de Saúde do Córrego do Urubu e Creche.
Jericoacoara saindo ás 18 h da Escola Nossa Senhora da 
Consolação, passando pela Creche e Posto de Saúde.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DEVER DE TODOS!




A educação de crianças com necessidades especiais tem sido muito discutida nos últimos tempos. É uma questão bastante importante e que todos nós, professores ou não, temos que conhecer.
A partir de movimentos internacionais e da própria Lei de Diretrizes e Bases (LDB), surgiu no Brasil um forte movimento defendendo o direito à educação para todas as crianças, independentemente de classe, etnia ou gênero, incluindo aquelas que apresentam significativas diferenças físicas, sensoriais e intelectuais, decorrentes de fatores inatos ou adquiridos, de caráter temporário ou permanente, e que apresentam, portanto, necessidades educacionais especiais.
Até bem pouco tempo, as crianças eram chamadas de “deficientes” e eram atendidas em salas ou escolas diferenciadas, separadas das escolas para alunos “normais”. Hoje, já não se aceita mais esta nomenclatura: são crianças portadoras de necessidades especiais e, segundo o artigo 58 da LDB, a educação destes alunos deve ocorrer, preferencialmente, na rede regular de ensino.
Podemos dizer que um aluno tem necessidades educativas especiais quando a sua deficiência ou a sua imperfeição física ou psicológica não lhe permite atingir, da mesma forma que os outros, aquilo que lhes é ensinado normalmente na escola.
Estes alunos necessitam de um complemento educativo especializado com o objetivo de promover o seu desenvolvimento e sua aprendizagem, utilizando todo o seu potencial:
  Físico;
  Intelectual;
  Criativo;
  Emocional;
  Espiritual;
  Social.
Contudo, ter necessidades educativas especiais não significa sempre deficiência física ou intelectual. Qualquer um de nós, numa dada altura da nossa vida, podemos necessitar de um apoio suplementar para ultrapassar determinadas barreiras que se nos apresentam na aprendizagem.
A abordagem da problemática da deficiência deve e tem de ser mais positiva em termos de direitos humanos. A intenção de ajudar tem um papel fundamental na socialização do indivíduo, daí que a opção seja não alimentar dicotomias: normal/anormal; mas superá-las, avançando com a alternativa das necessidades individuais, ou melhor, das necessidades educacionais especiais e favorecendo suas potencialidades em detrimento de suas limitações.
O que precisamos, antes de tudo, é de sensibilização, empatia e de um pouco de bom senso. O primeiro passo seria que todos os brasileiros, independente de serem ou não professores, tomassem consciência de que essas crianças têm os mesmos direitos que todas as outras, ou seja, devem ter uma educação compreendida como capaz de garantir a satisfação das necessidades básicas e essenciais ao seu processo de desenvolvimento físico, emocional, psicológico e social.
Neste contexto, torna-se essencial fomentarmos a luta para que a política de inclusão seja efetivamente praticada, principalmente no tocante à capacitação dos professores, ampliação de recursos a serem utilizados, acessibilidade, apoio à família destes alunos e uma melhor valorização dos profissionais que fazem o atendimento educacional especializado.

Ronaldo Tavares
Psicólogo/Especialista em Saúde Mental
Membro do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE
Jijoca de Jericoacoara-CE
Contatos: (88) 9978-3220 (Consultório particular)
E-mail: ronaldopsico1311@hotmail.com

quarta-feira, 22 de maio de 2013

BANANA





BANANA ALÉM SE SER SUPERNUTRITIVA, SAUDÁVEL, SACIAR A FOME, A SEDE AINDA TEM TODOS ESSES PODERES VEJAM......TUDO DE BOM E MUITO MAIS....

Fonte: www.ondepedalar.com (dicas para pedaleiros).

Blogueira Lunna Dourado

terça-feira, 21 de maio de 2013

ACADEMIA 100% MULHER



VENHAM FAZER PARTE DESTA FAMILIA. ACADEMIA100% MULHER,AFINAL O BOM É ESTÁ DE BEM CONSIGO MESMO!!!!!!!!!!! LOCALIZADA NA RUA RIO DE JANEIRO (conjunto primavera) Suely Albuquerque agradeçe sua preferencia.

DICAS PARA SAÚDE DA SUA COLUNA





Dicasmanter para manter  a saúde da sua coluna         

1. Distribua bem o peso que carrega. Se você apoiar bolsas e sacolas pesadas de um lado só do corpo, pode agravar as dores na coluna.
2. Sente direito. Apoie suas costas no encosto da cadeira, de maneira que os joelhos fiquem acima do nível do quadril e os pés bem apoiados no chão. Se possível, use apoio para os pés e prefira cadeiras com braços, pois eles não forçam a coluna e facilitam o ato de levantar.
3. Se quiser pegar qualquer objeto do chão, dobre os joelhos e desça devagar até ele. Fique de cócoras. Assim o peso será absorvido pelos músculos das pernas e não pela coluna vertebral.
4. Para entrar ou sair do carro, não torça as costas. Fique sentado, gire as pernas e o tronco ao mesmo tempo - para dentro, ao entrar, e para fora, ao sair do veículo.
5. Procure se vestir sentado. Calçar meias e sapatos e mesmo vestir uma calça em pé, dobrando-se para a frente, pode causar dores nas costas e na região lombar devido à torção que a coluna precisa realizar.
6. Quando estiver sentado no trabalho, imagine um cabo fixado no alto de sua cabeça. Sinta que o cabo o puxa para cima, bem devagar. Estique bem as costas. Mantenha essa posição por alguns segundos e relaxe. Lembre-se de fazer isso diariamente.
7. Alongue-se sempre que possível. A seguir, dois exercícios fáceis de fazer que têm a parede e o chão como base para a proteção da coluna.
De pé: Encoste todo o corpo de costas na parede. Com as pernas unidas, mantenha o corpo o mais colado possível à parede, inspire e eleve os braços para cima. Fique na posição por dez respirações, contraindo o abdômen, como se quisesse também encostá-lo à parede. Descanse e repita a postura.
No chão: Deite-se de barriga para cima em um colchonete fino e firme. Eleve a perna direita e puxe-a, esticada para cima, com a ajuda de um cinto ou tira de pano, sem forçar muito, mantendo as plantas dos dois pés perpendiculares às pernas, o quadril alinhado e outra perna esticada no chão. Esse movimento alonga a região lombar. Fique por dez respirações e troque a perna.
Texto redigido por: FISIOTERAPEUTA KELSON SALES de Jijoca de Jericoacoara - CE

LENDA URBANA ...LOBISOMEM



Foto: lobamela.blogspot.com

 Mulher que se transforma em Lobisomem na Paraíba


Local: Guarabira - PB / Data: 17 de novembro de 2.011

 História sobre uma mulher lobisomem vem sendo contadas pela população de Guarabira , na Paraíba. Segundo um dos relatos uma senhora, proprietária de um sitio da região, teria tido um porco atacado pela criatura. O animal foi morto com arranhões e teve seu pescoço mutilado.
AS histórias dizem que já viram uma mulher desgrenhada andando pelo mato e que é durante a noite que ocorre a transformação. Dezenas de relatos reforçam o mito, mudando os costumes dos moradores: as crianças não estão mais indo a escola desacompanhadas, senhoras deixaram de ir a igreja durante a noite e até mesmo os bares estão ficando vazios.
Algumas versões divergem dizendo que se trata de uma mulher mais velha e outras que a lobisomem é uma adolescente. Vejam mais depoimentos e relatos em uma reportagem de tv publicada por nós clicando abaixo:
Fonte: blogspot.com.clubedosmedos.br (muito interessante)

LENDA URBANA
Essa é  para  quem geralmente fica duvidando se existe ou não lobisomem em Jijoca de Jericoacoara Ceará.
Aconteceu comigo...Eu tinha ido visitar uma amiga em uma certa comunidade e já estava tarde mas devido a responsabilidade de mãe, com a filha doente e tendo horário para dar a outra dose do remédio passado pelo médico arrisquei e fui com a cara e a coragem a estrada um breu total e para completar não tinha lua e eu na minha bicicleta na toda, quando passei em uma encruzilhada e escutei vários cães latindo e perseguindo algo e que eu claro nem queria saber o que era, de repente senti um arrepio estranho na minha espinha e alguma coisa atrás de mim, mesmo assim segui ainda mais rápido e com mais medo ainda, aí passou cheguei em minha casa e tudo bem, passado um ano encontrei com um amigo que falou que já fazia tempo que a gente não se via e me perguntou  de onde eu vinha e um determinado dia na bicicleta na toda aí eu fiquei curiosa e perguntei como você sabe disso e ele prontamente me respondeu porque eu fui seu arrepio na espinha estava na sua cola, ia te atacar mas reconheci você e você e minha amiga e amiga a gente não ataca... e ele sorriu para mim aí sim tive a certeza que os boatos que corriam que havia um lobisomem naquela comunidade existe.
mesmo.
Relato de uma moradora de Jijoca de Jericoacaora e que é conhecida e respeitada por muitos.

Texto redigido por Blogueira: Lunna Dourado


segunda-feira, 13 de maio de 2013

REUNIÃO ORDINARIA DO CONPARNA






O CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE  NACIONAL DE JERICOACOARA CONVIDA TODOS OS CONSELHEIROS A PARTICIPAR DIA 16/05/2013 DAS 13:30 ÀS 17:30 NA SEDE DO ICMBIO NA VILA DE JERICOACOARA -CE.
É DE SUMA IMPORTANCIA QUE OS MORADORES PARTICIPEM...UM PAÍS UM ESTADO UMA CIDADE SO SE COSNTROE COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E DE BAIXO PARA CIMA E NÃO DE CIMA PARA BAIXO....

COMENTÁRIOS: BLOGUEIRA  LUNNA DOURADO

sexta-feira, 10 de maio de 2013

CUIDADOS COM OS PÉS RACHADOS





POEIRA, PÉS RESSACADOS, TEMPO QUENTE FATORES QUE SÓ PREJUDICAM OS NOSSOS PÉS VAMOS CUIDAR DELES:


CALCANHAR RACHADO... REPASSEM
MUITA GENTE SOFRE COM ISSO...

Incrível tratamento natural para rachaduras nos pés:
Moer um punhado de arroz até obter uma farinha fina, adicione algumas colheres de mel e vinagre de cidra da maçã o suficiente para obter uma pasta grossa.
Se as rachaduras são muito profundas, adicione uma colher de azeite de oliva.

Mergulhe os pés em água morna por 20 minutos e faça uma massagem suave com essa pasta.
Pode deixar a pasta nos pés, só tire o excesso!
Se o pé estiver com a pele muito grossa, a medida que for sarando dá para ir lixando até que fique fininho e curado!

OBS1.: Para moer o arroz coloca num pacotinho e bate com o martelo até virar pó ou bate no liquidificador, é fácil.

RECOMENDAMOS =>JF Jornal do FACE

COMUNIDADE DO BAIXIO





NA SEMANA DO COMBATE A DENGUE QUE ACONTECEU EM JIJOCA DE JERICOACOARA
DO DIA 22 A 26 DE ABRIL A COMUNIDADE DO BAIXIO SE DESTACOU NA PARTICIPAÇÃO DO EVENTO QUE FOI ORGANIZADO PELA ENFERMEIRA DRA.GEANE DA EQUIPE DE E.S.F (ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA) QUE TEVE A INICIATIVA DE ENVOLVER TODOS OS ATORES DAQUELA COMUNIDADE (CRECHE, ESCOLA E SOCIEDADE CIVIL) OS MORADORES DO BAIXIO AGRADECEM TODA A ATENÇÃO QUE TIVERAM DURANTE A SEMANA DE COMBATE A DENGUE EM PARCERIA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE SAÚDE, A SECRETARIA DE SAÚDE E A EQUIPE COMPLETA DO E.S.F É ASSIM QUE TUDO DÁ CERTO COM A PARCERIA E O ENVOLVIMENTO DE TODOS PRINCIPALMENTE DAS CRIANÇAS QUE DESDE CEDO JÁ ESTÃO EXERCENDO A SUA CIDADANIA PARABÉNS A TODOS.
TEXTO: BLOGUEIRA LUNNA DOURADO

quarta-feira, 8 de maio de 2013

RECEITA DE POLENTA









INGREDIENTES

500g de fubá de milho
1,5 de água
1 colher de sopa de manteiga
sal
tomates sem pele em cubos
manjericão fresco picado
azeite de oliva

MODO DE PREPARO

Coloque em uma panela, o tomate picado com o manjericão, sal e azeite de oliva. Cubra com um papel filme e reserve enquanto faz a polenta.
Dissolva o fubá e a manteiga aos poucos numa panela com a água. Cozinhe em fogo baixo por 40 min, mexendo sempre para não grudar. A polenta deve ficar com uma consistência de mingau. Acerte o sal.
Coloque os tomates marinados em fogo baixo só para dar uma refogada de leve. Pronto!
Sirva a polenta com o tomate por cima.
      Fonte: www.cozinhasitatiaia.com.br

segunda-feira, 6 de maio de 2013

MASCARAS CASEIRA PARA SUA PELE





O professor Maurício Pupo, Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO afirma que a manga é a maior fonte de vitamina A dentre todas as frutas. "A manga é responsável por regenerar a pele, pode ser ingerida tanto como suco ou aplicada no rosto, no período da noite, deixando agir por 30 minutos, com o resultado de uma pele macia e hidratada.
Já a goiaba, quando consumida na quantidade ideal, funciona como filtro solar, diminuindo os malefícios causados pelo sol. Uma ótima opção de peeling é a romã, aplica-se seu suco na pele, dia sim, dia não, pois a fruta ajuda a clarear as manchas do rosto", completou Pupo.
O professor dá dicas de alimentos que podem ser transformados em máscaras caseiras coloridas:
Máscara de beterraba (vermelha): rica em Vitamina C que combate rugas. Use metade de uma beterraba crua e ralada, bata no liquidificador com uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos. Aplique por 20 minutos na pele, retirando em seguida com bastante água.
Máscara de papaia com cenoura (amarela): rica em papaína ajuda a manter a pele macia e funciona como um peeling mais leve. Bater um quarto de mamão papaia com meia cenoura e uma xícara de água, engrossando com aveia em flocos. O ideal é aplicar uma a duas vezes por semana, deixando agir por 20 minutos e retirando em seguida com bastante água. Amacia muito a pele.
Máscara de amoras (arroxeada/bordô): ideal para mulheres de meia idade, pois a fruta ajuda na reposição hormonal da pele, além de ser rica em antioxidantes e ácidos que a amaciam. Bater no liquidificador uma pequena porção (dez unidades) de amoras frescas ou congeladas com meia xícara de água e engrossar com flocos de aveia. Para se tornar mais hidratante, basta acrescentar uma colher de sopa de mel, deixar agir por 20 minutos e enxaguar completamente em seguida.
Fonte: Maurício Pupo - Presidente da Sociedade Brasileira de Cosmetologia
Prof. Maurício Pupo, Diretor da IPUPO Consultoria em Desenvolvimento Cosmético e Coordenador da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO em parceria com a Unicastelo.
Dicas da Lunna
Cuide bem da sua pele prefira sempre máscaras de frutas e não cremes industrializados.

TURISMO DO CEARÁ






O ano passado (2012) foi um ano que marcou a história da atividade turística
Segundo o site de pesquisas Google, a capital cearense figura como a terceira mais procurada entre os destinos turísticos do País, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. O resultado aparece considerando as tendências de pesquisa de todo o ano de 2012.
Além desta, em outubro, uma pesquisa encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE/USP) pelo Ministério do Turismo (MTUR), apontou Fortaleza como a capital que mais desperta interesse dos turistas para se conhecer. Dentre todos os destinos do País, ficou em segundo lugar, atrás apenas do arquipélago de Fernando de Noronha.
Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o bom posicionamento do destino Ceará nestas aferições é resultado de um esforço para tornar o Estado uma referência na área, “por meio da qualificação de pessoas e de espaços, associada a uma promoção continuada e voltada para o consumidor final”, explica.
Alta estação com quase um milhão de turistas.
Foram 2.062.493 em 2006 e 2.848.459 em 2011. No acumulado do período, o fluxo turistíco cresceu 28,1 %, com uma média anual de 6,7%.
"O ano de 2012 representou a consolidação do projeto implementado desde 2007, que identificou e priorizou o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social" diz, lembrando ainda que os projetos em curso e as capacitações de profissionais e empresários vão impulsionar ainda mais os resultados da atividade.
 Bismarck também avalia que o Ceará vai se consolidar no cenário do turismo mundial com as copas das Confederações, em 2013, e do Mundo, em 2014. “Nosso trabalho é para manter o Ceará sempre no imaginário positivo das pessoas, e com a exposição proporcionada por esses eventos, com o contingente de imprensa do exterior que vamos ter aqui, exibindo nossos atrativos, vamos ter uma repercussão extremamente positiva. Até porque nosso trabalho não foi em função da Copa, foi todo um planejamento para transformar o perfil do turismo no Ceará”, explica.
AEROPORTOS
Uma das bases da estratégia de fortalecimento do turismo adotada pelo Governo do Estado é incentivar a malha aérea regional. Entre os diversos aeroportos regionais, destacam-se dois turísticos tocados pela Setur: Aracati, inaugurado em agosto de 2012, e Jericoacoara, cuja previsão de inauguração é o segundo semestre de 2013.
Aracati
Batizado de Aeroporto Dragão do Mar, o terminal de Aracati foi projetado para receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais - como por exemplo, a família Boeing737 – e recebeu em investimentos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado, R$ 23.746.467,94 na pista de pouso, área de taxiamento e hangares.
Lá, também vai funcionar o Centro de Tecnologia, Manutenção e Comercialização de Aeronaves e Prestação de Serviços Aeronáuticos da TAM Aviação Executiva. Este centro vai receber investimentos de R$ 26 milhões - sendo R$ 13 milhões em incentivos fiscais estatais - e empregar diretamente 150 pessoas na assistência técnica de aeronaves, helicópteros e jatos executivos, e deve ficar pronto em junho de 2013. Está prevista em contrato a priorização dos trabalhadores locais na contratação da mão de obra, introdução de tecnologia e formação de trabalhadores para o setor aéreo.
                                                                                                 
Jericoacoara
O maior aeroporto fora das capitais do Brasil poderá receber até 1,2 mil por ano e deve ser sua pista concluída ainda este ano. Com investimentos de aproximadamente R$ 56 milhões oriundos de empréstimo com o Banco Andino de Desenvolvimento (CAF), vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará (e um dos destinos mais procurados) em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. Mesmo recebendo este nome, o aeroporto vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
RODOVIAS
CE 085
Logo na primeira quinzena de janeiro, começam as obras de duplicação de dois trechos da CE 085 (Estruturante), rodovia que liga Fortaleza/Caucaia à Paracuru, no Litoral Oeste.
A duplicação deve durar 18 meses e compreenderá 63 quilômetros de extensão (incluindo os trechos I, II e III), com investimentos totais de R$ 80.474.382,52, cujos recursos são originários do Tesouro Estadual e de um financiamento junto ao Banco Andino (CAF).
CE 040
Já duplicada entre Fortaleza e Beberibe, a estrada que corta o Litoral Leste vai ter as obras de duplicação até Aracati estão em licitação e devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2013.
Na etapa da duplicação entregue em fevereiro de 2012, entre Aquiraz (na altura da praia do Iguape) e Beberibe, foram investidos em 44,5 quilômetros R$ 93.990.474,84 oriundos do Tesouro Estadual, Ministério do Turismo (Mtur) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Prodetur Nacional (Programa de Desenvolvimento do Turismo).
Segundo Bismarck, estas duas estradas (CE's 040 e 085) “são marcos desta nova fase do Ceará, dando mais conforto, rapidez e segurança nas viagens, e interligando os destinos tanto do Litoral Leste, quanto do Oeste”.

Fonte da Pesquisa de 07/01/2013
Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Inês Matos Walraven/Tunay Peixoto
85 3101-4654/8732-2041Fonte da Pesquisa: data 07./01/2013
http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias
Obs:  A praia de Jericoacaora continua sendo o destino mais procurado pelos  turistas internacionais uma vez que como todos nós sabemos JERI como é chamada carinhosamente por todos tem uma paz, uma magia e uma energia inexplicável e quem vem passar férias acaba se apaixonando e volta sempre sem contar aqueles que vem e não querem mais voltar e acabam criando vínculos com a localidade e esperamos que todo esse progresso a nosso favor tenha um efeito positivo e sustentável para todos os moradores da nossa cidade que é tão amada por todos.
Eu amo Jijoca de Jericoacoara por isso eu cuido e você???
Comentários da Blogueira Lunna Dourado                                                




ENCONTRO DIA 30 DE ABRIL 2013 NO N.A.E.C


Aconteceu na data de 30 de Abril de 2013 no N.A.E.C de Jijoca de Jericoacoara –CE a plenária com o Colegiado Territorial Litoral Extremo Oeste para revisar o Regimento Interno e também a Divulgação da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário  que primeiramente acontecerá no Território posteriormente na Estadual e em Outubro será a Nacional em Brasília e será de suma importância que o nosso território se prepare e leve projetos prioritários e emergências para a Conferência Nacional, todos os 12 municípios de trabalham juntos já foram comunicados e os trabalhos já se iniciaram e nesta segunda feira dia 06 de Maio de 2013 no CVT no Município de Granja  todos (N.D) Núcleo Dirigente vão se reunir para se organizar para a Conferencia Estadual.
Agradecimentos ao Erinardo e a Clênia da Coordenação do N.A.E.C.
Texto Blogueira Lunna Dourado                                                                     

TERRITÓRIO LITORAL EXTREMO OESTE




O Território Litoral Extremo Oeste

O Território é uma construção coletiva que aproxima os municípios, considerando suas especificidades, para estreitar laços entre pessoas, grupos sociais e instituições no âmbito Urbano com o Rural.
Doze municípios compõem o Território Litoral Extremo Oeste são eles: Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Bela Cruz, Marco, Morrinhos, Granja Martinopole, Uruoca, Barroquinha, Camocim e Chaval, que estão situados em uma área total de 8.428 km 2 com 323.452 mil habitantes, que tem como fonte de renda principal a pesca artesanal, a Cajucultura, o artesanato e a fruticultura irrigada. Em Jijoca de Jericoacoara, está localizado o segundo Parque Nacional mais visitado em 2012 com 700.000 turistas nacionais e internacionais que tiveram oportunidade de conhecer um lugar inesquecível. Os anos de 2009, 2010 e 2011 foram de construção das informações coletadas, através de um diagnostico realizado por cada município, que posteriormente foram discutidas e ampliadas do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural e Sustentável (PTDRS) do Litoral Extremo Oeste, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, SDT (Secretaria de Desenvolvimento Territorial e o SDA  (Secretaria de Desenvolvimento Agrário) que em parceria com o Instituto Agropolos do  Ceará, caminha através de uma metodologia participativa e democrática, apoiando os processos construídos com os colegiados dos trezes territórios cearenses.
Os eixos do desenvolvimento são as atividades norteadoras do desenvolvimento sustentável do Território que foram eleitas na Plenária Geral e traçados de acordo com os objetivos, e temas que refletem as necessidades de cada dimensão.
Abaixo os eixos e alguns projetos que constam na cartilha do território
1-    Eixo Educação e Cultura
Criação ou revitalização das escolas agrícolas
Construção de Escolas Famílias Agrícolas           
Criação de espaços Culturais (físicos e itinerantes) devidamente equipados.
Aquisição de biblioteca de videoteca, de cine e circos itinerantes para a Zona rural.
Qualificação de profissionais da área esportiva em metodologias de jogos cooperativos.
Propicias a formação continuada aos profissionais que atuam com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
Capacitação dos gestores públicos e lideranças comunitárias em elaboração de projetos e captação de recursos.
2-    Eixo Esporte e Lazer
Promoção do Campeonato Territorial esportivo (várias modalidades), com intuito de integração.
3-    Eixo Saúde e Saneamento
Saúde Básica voltada para a juventude.
Criação do Caps 1 e AD.
Construção ou modernização de abatedouros municipais ou intermunicipais, aterros sanitários.
Incentivar a reciclagem de lixo.
Implantação do SAMU equipada (por micro território) já conquistado Acaraú para atender ao nosso micro território.
Adaptação dos sistemas de abastecimento de água na zona rural para adicionar fluor na água.
Instalação e Equipamentos para o Laboratório de Analises em águas, solos e alimentos em processo de implantação no campus da IFCE de Acaraú.
Construção de um espaço para reabilitação de usuários de drogas.
4-    Eixo Segurança Pública e Cidadania
Implantação de uma delegacia territorial de atendimento Especializado para as mulheres.
Criação de Guarda Municipal nos moldes do programa Pro-Cidadania nos municípios que ainda não existem.
5-    Eixo Meio Ambiente
Implantação de infraestrutura de saneamento ambiental (aterro, coleta seletiva, reciclagem, controle de uso e ocupação do solo, coleta e tratamento de esgoto, posto de coleta e tratamento de esgoto, posto de coleta de embalagens agrotóxica).
Cursos superiores e técnicos para o desenvolvimento do potencial da região e a conservação de seus ecossistemas
Projetos de incentivos á produção orgânica
Implantação de um projeto Biodigestor nos municípios por meio de incentivo econômico ás unidades produtivas.
Avaliação de impacto dos parques eólicos no Território.
6-    Eixo Agricultura Familiar e Agroecologia e Organização Sustentável  da Produção
Construção da Central de comercialização da agricultura familiar/camponesa.
Ampliação de projetos de restaurantes populares familiares.
Fortalecimento da cadeia produtiva da Cajucultura Mandiocultura e Apicultura.
Desenvolvimento do artesanato
Fortalecimento da Cadeia produtiva da Fruticultura.
Desenvolvimento da agricultura irrigada.
Incentivo a horticultura.
7-    Eixo Ações Fundiárias
Agilizar o programa de regularização fundiária.
Realização de concurso público da Ematerce.
8-    Eixo Infraestrutura
Ampliação e construção de estradas vicinais em todos os municípios (em andamento).
Projeto água para todos.
Construções de barragens subterrâneas e cisternas de placa.
9-    Eixo Turismo e Artesanato
Realização de oficinas e intercâmbios no estado, fora do estado e entre municípios.
Promoção de intercâmbios turísticos e socioculturais no território com acompanhamento técnico.
Fortalecimento da cadeia do artesanato a partis de experiências doa artesões, ex. Biojóias, crochês, bordados, escama de peixe argila etc.
Mapeamento da culinária regional e das embarcações para potencializar o turismo no território.
Criar um site turístico para o território.
Criação  de um selo que identifique o artesanato do território.
Promoção de rotas com valorização á cultura local e destaques aos pontos turísticos no território, respeitando a sustentabilidade ambiental,  com base na agricultura familiar e no turismo comunitário.
Identificação e promoção de Festival de talentos da Terra no território.
Implantação de cursos de turismo, línguas, informática e habilitação CNH.
Capacitação, credenciamento e padronização, de guias turísticos existentes.
Tombamento e restauração do patrimônio cultural material (casas edifícios) e imaterial (festejos etc.)
Aproveitamento de infraestruturas existentes (Campus UVA).
           10 - Eixo Gestão Social
Garantir apoio logístico e financeiro para o núcleo dirigente, núcleo técnico e comitês temáticos no acompanhamento das ações territoriais.
Fortalecimento do Comitê setorial da Cajucultura.
Dotação do colegiado do território com personalidade jurídica.
Apoiar a instalação de bancos comunitários, fomentando o microcrédito.
Implantar um sistema de acompanhamento e monitoramento dos projetos implantados no território.

Projetos estratégicos priorizados pelo território

O Colegiado territorial em sua plenária de validação resolveu dar preferência a alguns projetos e ações estratégicos para a implementação do PTDRS, (plano territorial desenvolvimentos rural sustentável), priorizando três áreas com um projeto cada. São eles:

Educação
Fortalecimento da educação básica e profissional, contemplando a construção e a modernização do Parque Tecnológico de Infraestruturadas escolas rurais e indígenas do território.
Meio Ambiente
Implantação de Infraestrutura de saneamento ambiental (aterro, coleta seletiva, reciclagem, controle de uso e ocupação do solo, coleta e tratamento de esgoto, posto de coleta de embalagens).
Organização Sustentável da Produção
Fortalecimento da cadeia produtiva da Mandiocultura, Cajucultura e apicultura.

Mapa do território Litoral Extremo Oeste


 Fonte de Pesquisa: Cartilha Território Litoral Extremo Oeste

de Outubro de 2011.

Obs: os trabalhos continuam sendo realizados em  todos os municípios envolvidos dentro deste grandioso trabalho gostaria que as pessoas todas sem exceção tomassem conhecimento da importância da coletividade da união para atingir os objetivos lançados nessa cartilha, com encaminhamentos, acompanhamentos e fiscalização de todo esse processo, já venho divulgando o território no programa Sempre Alerta da Luna mas ainda é pouco precisamos de multiplicadores e finalmente quando a Agricultura a Pesca, Economia Solidária e afins forem enxergadas como urgência e emergência a serem discutidas em todas as Esferas teremos um desenvolvimento Rural e Urbano justo ,sustentável e solidário para todos e com a participação de todos os atores da sociedade, vai chegar um tempo que tudo será discutido e aprovado como Território aguardem.

Comentários: Blogueira Lunna Dourado

sexta-feira, 3 de maio de 2013

RECEITA BOLO DE BANANA






Ingredientes

Bolo:
5 bananas nanicas
3 ovos inteiros
1 copo (requeijão) de farinha de rosca
1 copo (requeijão) de açúcar
1 copo (requeijão) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Calda:
1 copo de leite
1 copo de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
Achocolatado em pó a gosto
Modo de preparo
Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o óleo e o açúcar. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture bem. Leve para assar em uma forma untada e enfarinhada com farinha de rosca por 40 minutos. Para fazer a calda, misture todos os ingredientes e leve ao fogo até encorpar. Coloque sobre o bolo ainda quente. Após esfriar, pode colocar bananinhas para enfeitar.
hummmmm....
Receita retirada do jornal on line Jornal a semana

quinta-feira, 2 de maio de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA

















 Na data de 20 de Abril em toda a cidade de Jijoca de Jericoacoara, aconteceu a grande mobilização para a vacinação contra a Influenza atendendo as exigências do Ministério da Saúde de acordo com os grupos que tem direito a essa vacina (Idosos, Profissionais de Saúde, Crianças de 02 meses a 06 anos e outros) em todos os Postos de Saúde os profissionais realizaram a campanha com sucesso e quem não pode se vacinar por alguma razão (gripado,febre ou outros) vão poder se vacinar até o dia 10/05/2013 pois o Ministério da Saúde prorrogou a data.
Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Jijoca de Jericoacoara-CE.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ORAÇÃO SÃO MIGUEL ARCANJO









São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate. Príncipe da milícia celeste, quebra com tua espada as barreiras que impedem o meu progresso. Com teu escudo, defenda-me dos oportunistas e invejosos. Crava com tua lança a língua daquele que tenta me destruir. Unge minha face com tua luz, para que eu ande pelos caminhos retos e caminhe em busca da luz de Cristo. São Miguel obrigada por protejer minha família e a todos que eu amo. Amém.