segunda-feira, 15 de abril de 2013

A HISTÓRIA DE JIJOCA DE JERICOACOARA

Jijoca é uma palavra cuja origem etimológica é indígena significando á função dos nomes de um casal de índios (ji+joca) que chefiava na antiguidade a tribo aqui existente, já a palavra Jericoacoara é originado do termo "jacaré coarando ao sol" por acharem o serrote (como antes jeri era chamada) parecido com o formato de uma jacaré exposto ao sol.
No dia 06 de Março de 1991 após várias etapas formais  do processo para a emancipação de um município, a cidade de Jijcoca de Jericoacoara, foi emancipada pela lei estadual 11.796, através do Governador da época Ciro Ferreira Gomes o qual até hoje tem um carinho muito grande pela cidade.
O município situa-se na região Norte-Cearense do Baixo Acaraú, ocupando uma área de 209 kilometros quadrados dsitribuidas em 12 localidades: Sede, Jericoacoara, Mangue Seco, Córrego da Forquilha, Baixio,Borges, Córrego Mourão, Córrego Urubu, Lagoa das Pedras, Córrego Perdido, Lagoa Grande, e Lagoa do Junco e micro-áreas (Ex. Córrego das Panelas e outros).

Lagoa do Coração Chapadinha

Igreja de Santa Luzia Padroeira de Jijoca de Jericoacoara



Os primeiros moradores vieram de Acaraú, eram todos agricultores fugindo das secas e do fim do ciclo do couro. O local ocupado no início foi o Paraguai próximo a divisa de Cruz e Jijoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário